Parque Estadual do Rio Doce

Parque Estadual do Rio Doce
VISTA PARCIAL DO PARQUE

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O acabamento de paredes pelo lado de fora foi iniciado!



Iniciamos a fase de acabamento de paredes do prédio principal e 50% da rede elétrica esta executada. Já definimos e compramos a cerâmica de paredes do banheiro , cozinha , sauna e lavanderia . Também compramos a cerâmica de piso.

A grande novidade foi a construção de um “fogão a lenha” sem geração de fumaça no ambiente de cozimento. Trata-se de um fogão projetado pela EMATER e tem ainda conjugado ao mesmo um “forno” e uma “churrasqueira” . Já testamos com sucesso o fogão , onde cozinhamos um “frango caipira” com macarrão e também fizemos “pães” que juntamente com “pizzas” farão parte do cardápio da Pousada.

Também concluímos a rede de esgoto , que tem grande importância , considerando os aspectos ambientais


Uma das atrações da pousada , será uma trilha de aproximadamente 1300 metros que chega até o topo do morro na divisa com o Parque Estadual do Rio Doce . No caminho até o topo, atravessa – se o “ribeirão do turvo” (que corta o terreno e deságua no Rio Doce, após atravessar todo parque), a “mata ciliar” subindo uma trilha dentro de uma floresta de eucalipto até atingir o topo. De lá se tem uma vista da portaria do parque e da área da pousada.

No vídeo abaixo, registramos fotos de todo caminho, retratando uma vista maravilhosa.



Novidades do Entorno do Parque

Plano de Turismo de Marliéria

O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Marliéria), do qual fazemos parte, elaborou o plano de turismo de Marliéria, que desenvolverá e implementará os seguintes temas:
- Sensibilização e Capacitação
- Comercialização de produtos típicos e artesanato
- Sinalização Turística
- Aspectos legais relacionados ao turismo
- Limpeza e Urbanização - Turismo & Cultura
- Fundo de Turismo (FUMTUR)
- Interação com o Circuito Turístico da Mata Atlântica

Congresso Mineiro de Hotelaria

Em Dezembro, estivemos no Congresso Mineiro de Hotelaria e participamos de oficinas do SEBRAE e de palestras de especialistas do setor. O evento foi patrocinado pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais e realizado nos 30 / 11 e 01/12 de 2010 no Minas Centro - Belo Horizonte.

URUTAU









Um pássaro raro de se ver apareceu no terreno da Pousada. Esta é a segunda vez e somente agora conseguimos fazer o registro fotográfico. O Urutau, pássaro que em tupi-guarani significa “ave-fantasma” e na linguagem popular “mãe da lua”, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca, que é o caso no terreno. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
Possui cerca de 40 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. Os olhos enormes são de grande utilidade para a sua vida noturna porque favorecem a entrada da luz no cristalino permitindo uma visão noturna privilegiada. Ele consegue ver mesmo de olhos fechados e quando se aproxima um predador, lentamente ele estica o corpo e levanta a cabeça até a cauda tocar o tronco. Sem abrir os olhos a camuflagem se torna tão perfeita que o inimigo não consegue percebê-lo. Por isto no popular ele é também chamado de “alonga toco”.
Ele ficou imóvel por quase 50 dias, pois estava chocando um ovo na fenda do mourão. Ele sai do local somente à noite e se alimenta de insetos.

Em maio de 2011 , faremos nova atualização do blog . Até lá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário